A soja é um dos principais produtos de exportação do Brasil e, para chegar aos portos, ela depende de uma engrenagem poderosa: o transporte rodoviário. É aqui que entra o papel essencial do caminhoneiro.
O que é a Rota da Soja?
A chamada Rota da Soja é um conjunto de estradas e regiões que ligam os grandes centros produtores aos terminais de exportação.
Ela atravessa estados como:
- Mato Grosso
- Goiás
- Mato Grosso do Sul
- Bahia
- Tocantins
- Maranhão
- Rondônia
- Pará
- Paraná
Cidades como Sorriso, Rondonópolis, Rio Verde, Luis Eduardo Magalhães, Marabá e Cascavel estão no centro dessa rota, que leva a carga para portos como Paranaguá (PR), Itaqui (MA) e Santarém (PA), principalmente pelas BR-163, BR-364, BR-153 e BR-242.
Os desafios do trecho
Quem roda essa rota sabe: não basta o caminhão estar forte, o motorista tem que estar atento.
- Congestionamentos em portos e armazéns
- Estradas com infraestrutura precária
- Poucos pontos de apoio em alguns trechos
- Alta pressão por prazo e riscos de segurança
Durante o pico da safra, entre janeiro e março e depois entre julho e setembro, a demanda é grande e os fretes melhoram. Mas o cuidado com o caminhão também precisa aumentar.
Dicas pra rodar com mais segurança
- Planeje bem suas paradas e mantenha contato com outros motoristas
- Use apps de rota e grupos de apoio
- Verifique freios, pneus e filtros antes de sair
- Tenha à mão contatos de peças de reposição de confiança
A Porto Eixo roda com você
Seja qual for o trecho da Rota da Soja, a gente sabe que o que não pode faltar é segurança e confiança na estrada. A Porto Eixo oferece peças de qualidade com atendimento rápido pra não te deixar parado.